Post Secret Event

Por muitos anos tenho lido assiduamente aos domingos os segredos que pessoas em anonimato enviam via cartão postal para o americano Frank Warren no website Post Secret .
Às vezes os segredos são engraçados, dramáticos, vingativos, tristes... encontrei durante as minhas leituras muitos cartões postais que poderiam ter sido escritos por mim mesma. E aí percebo que alguém em algum lugar compartilha da mesma história, do mesmo sentimento, do mesmo medo, das mesmas alegrias e me sinto menos sozinha.
O Frank começou o projeto cerca de uma década atrás, ele nunca teve intenção de se tornar "a pessoa mais confiável do mundo" - afinal, ele recebeu e leu mais de 1 milhão de segredos de estranhos! Aos domingos pela manhã ele coloca no blog do post secret alguns desses segredos, ele já publicou alguns livros e também dá palestras principalmente em universidades.
Além de bom entretenimento e de nos fazer refletir, apoio e acompanho o trabalho do Frank porque ele doou - e continua contribuindo para instituições que dão suporte e apoio para pessoas que possuem problemas de saúde mental, principalmente fazendo prevenção ao suicídio.
No começo do ano acompanhando o twitter do Post Secret vi que Frank estaria na Universidade de San Jose dando palestra - e o melhor gratuitamente e após a apresentação, ele iria assinar livros e tirar fotos com os participantes. Essa oportunidade eu não poderia perder!
Então segunda-feira passada dirigi para o campus da universidade bem cedo - não queria ter problemas com o estacionamento e entrei na fila do público geral até uma meia hora antes da apresentação começar.
Senti um pouco de pânico porque a fila já tinha muitas pessoas e a preferência para entrada era de alunos e funcionários/professores da faculdade e iria ficar morrendo de raiva se não pudesse entrar. Infelizmente (no meu caso felizmente) o auditório ficou com um pouco mais do que metade da capacidade e pude entrar e participar da palestra.
A apresentação durou um pouco mais de uma hora e neste meio tempo quando ele dividia alguns segredos com a gente eu chorei, ri, fiquei surpresa. Ele confessou que até hoje não possui apoio de sua própria mãe com o projeto e para provar que não era mentira, ele tocou a mensagem que ela deixou pra ele no celular quando ele lançou o primeiro livro, dizendo que não queria um exemplar e que não queria se envolver com o projeto.
Frank na San Jose State University

Enfim, depois do final da apresentação entrei na fila pra comprar um dos livros e pra ele assinar. Fico muito nervosa de conversar, mas juntei a minha coragem e balbuciei algumas palavras de agradecimento pelo trabalho dele - algo que ele deve ouvir umas duzentas milhões de vezes - ele foi muito gentil e atencioso, assinou o meu livro e tiramos uma foto juntos.
Fiquei muito contente em ter participado do evento, estava precisando de um pouco de inspiração e foi exatamente o que recebi.
Se alguém quiser ouvir um pouco da apresentação que o Frank fez no TED Talk, segue o vídeo abaixo.




6 comments:

  1. Eu não conhecia esse site nem o trabalho dele ate voce me falar a respeito. Eu entrei e li e ja achei sentimentos que eu compartilho. Amei o site, o projeto dele e acho triste a mae dele nao apoiar mas por outro lado tem gente do mundo todo apoiando ele, entao de alguma forma acho que ele percebe como o trabalho dele e importante.
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que você gostou!! É complicado essa coisa de não ter apoio da família e eu infelizmente o entendo. Mas também fico feliz que ele recebeu apoio e tem ajudado tanta gente pelo mundo!

      Delete
  2. Que interessante! Não conhecia sobre ele e agora fiquei curiosa para ler mais. QUe bacana poder conhecer a mostrar a sua apreciação à alguém que você admira!! Muito legal! Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha Aline, eu sou suspeita pra falar do trabalho dele, sou fã mesmo! Foi bem difícil eu conseguir falar, estava muito nervosa e sei lá, sempre acho que ele deve ouvir a mesma coisa um milhão de vezes, mas ele foi super gentil comigo e com todos!

      Delete
  3. Minha internet está mais devagar que bicho preguiça em câmera lenta, mas assim que essa conexão melhorar, vou dá uma conferida no TedTalk dele. Eu não o conhecia, mas o jeito que vc falou dele sobre o programa, o livro e a palestra definitivamente despertou interesse.

    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que você vai gostar Gisley! Já achava o site interessante e quando aprendi mais sobre o projeto e sobre a vida dele me tornei fã! Agora estou juntando coragem pra mandar o meu segredo! :-)

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!