Eclipse Solar

Não sei se já comentei aqui mas sou grande fã de Astronomia. Quando era menor um dos meus sonhos era ser astronauta ou pelo menos trabalhar na NASA. Sempre acompanhei com muita curiosidade e entusiasmo fenômenos naturais do céu.
Lembro-me da primeira vez que pude "ver" um eclipse solar eu ainda era criança em São Paulo e lembro-me claramente de ficar com medo de tudo escurecer e o mundo acabar. Lembro vagamente do tempo ficar meio escuro, como se uma nuvem passasse no céu, mas não pude olhar o sol porque não tinha os óculos especiais - apesar que tenho quase certeza de que olhei mesmo assim e não vi nada.
Em 2012 ocorreu um eclipse parcial do Sol aqui na Califórnia e lembro que estava matriculada na aula de Astronomia na faculdade e pude apreciar melhor o evento. Inventei de ir até um observatório com meu marido e um amigo mas as filas eram imensas para olhar em qualquer telescópio que fiquei com medo de ficar presa nas filas sem poder apreciar o momento. Pra nossa sorte meu amigo veio preparado com um óculos para observar e fomos revezando no uso do mesmo.
Então imagina a minha alegria quando soube que aconteceria um novo eclipse este ano?! Engraçado que os meios de comunicação só começaram a divulgar o mesmo para o público há cerca de duas semanas e lógico que todo mundo correu para comprar os óculos especiais para olhar o eclipse. A NASA já estava anunciando o mesmo há muito tempo então eu já tinha comprado os meus óculos no começo de junho. Alguns dias antes testei a camera para tirar fotos do eclipse, mesmo não sendo profissional eu queria muito registrar aquele acontecimento já que o meu marido não iria estar no país para observar.
Embora não tenha sido totalidade aqui, foi realmente um evento muito especial. Acordei morrendo de preocupação porque havia neblina e nuvens altas no céu e não queria acreditar que iria ver o eclipse pela televisão, mas Deus foi muito bom e quando era mais ou menos umas 9:15 da manhã as nuvens começaram a se dissipar e tive um espetáculo no quintal da minha casa! Apesar de não poder ficar sob o Sol eu passei 2 horas lá fora observando este fenômeno incrível.
Foi um dia bom onde a notícia principal na televisão foi um evento natural, onde muitas pessoas falaram e se interessaram por ciência. E eu de novo comecei a namorar a idéia de comprar um telescópio...
Abaixo a montagem que fiz de diversas fotos tiradas durante o eclipse, não está perfeita e sei que há muitas fotos espalhadas por aí mas fiquei muito orgulhosa com o meu esforço para registrar este momento tão especial.

Partial Solar Eclipse registrado na Bay Area - 21 de agosto de 2017

No comments:

Post a Comment

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!